Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

18 janeiro 2012

Seguir a Cristo

                                             “ser livre é escolher o Bem, o Sumo Bem e o Sumo Bem é Deus”                                    John Duns Scotos Eurigina
vem_segue_meNão é de admirar que hoje os cristãos têm dificuldade de entender o que é seguir a Cristo.  Algumas passagens bíblicas falam que quem segue o Cristo fará maravilhas e proezas; outras passagens comentam que o maior é o que serve e será reconhecido por Ele. Hoje em dia isso fica confuso, principalmente quando ouvimos as mensagens dos tele-pregadores (tanto católicos romanos como evangélicos) falando de poder, riqueza, benção e fartura... sem nenhuma menção ao serviço.
Afinal, o que significa seguir a Cristo realmente?
Para entender o seguir, primeiro temos que entender o chamar. O cristão é chamado para se inserir no mundo em vida, atuação e “encarnação” (se tornar um igual). Ele é chamado pelo próprio Cristo para desenvolver sua vocação na história humana, na vida.
O cristão tem sua própria maneira de viver, agindo no mundo de acordo com sua inspiração, seus valores e sua espiritualidade. A identidade do cristão é um conjunto de características específicas, que qualificam sua vocação e o diferenciam de membros de outros grupos religiosos. No contexto atual, marcado pelo pluralismo religioso, o cristão é interpelado a assumir sua identidade . É desafiado a afirmar e cultivar sua fé, sua forma de celebrar, seu modo de agir e sua maneira de atuar.
Assim, para ser discípulo (aquele que atende ao chamado de Cristo) é necessário à pessoa viver pelo exemplo de como Cristo realizou o seu projeto. Então, a força do discípulo é entender isso e aplicar em sua vida , perceber que o anúncio do Cristo (kerygma) faz parte de sua ação de vida. A ação consciente, generosa, dócil e fiel à Deus deve impregnar o ser e o agir de quem segue o Cristo no mundo. Ele é chamado a seguir o Cristo em seu itinerário pessoal e social.
É importante que o discípulo entenda o contexto, a vida e a obra de Jesus, tornando sua realidade encarnada na dele. A única maneira de fazer isto é estudando as Sagradas Escrituras e participando dos Sacramentos da comunidade de fé.
O seguimento a Cristo implica a comunhão vital e constante com Jesus e compromisso irredutível com o próximo. Por isso, ele deve se identificar, paulatinamente, com Jesus e se conformar ao seu estilo de vida, de maneira que fique parecido com o Mestre.
O seguimento a Jesus engaja o cristão na missão de Deus. O discípulo  dá continuidade à missão de Jesus aqui e agora. Para nós, episcopais anglicanos, a perspectiva de encarnar no mundo faz com que esta missão seja sempre memória e afirmação da ação do Cristo na História.
Rev. Daniel, ost diac.
===/===

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.