Os artigos deste blogue expressam o pensamento de seus autores, e não refletem necessariamente o pensamento unânime absoluto da comunidade paroquial. Tal unanimidade seria resultado de um dogmatismo restrito e isso contraria o ethos episcopal anglicano. O objetivo deste blogue é fornecer subsídios para a reflexão e não doutrinação. Se você deseja enviar um artigo para publicação, entre em contato conosco e envie seu texto, para análise e decisão sobre a publicação. Artigos recebidos não serão necessariamente publicados.

Pesquisar este blog

14 dezembro 2011

Reinado de Luz

A pazPorque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado. Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e Publicarão os louvores do SENHOR. (Isaías 60.1-6)
Levanta e resplandece. Estas palavras anunciam o nascer de um novo dia, inaugurando um novo tempo de esperança para o Israel exilado em cativeiro. Isaías teve um sonho, baseado em sua fé, de que a Luz de Deus guiaria a esperança do povo para tempos melhores de justiça, respeito e paz.
Quando São João Batista enviou seus discípulos para perguntar a Jesus se ele era o Messias esperado, Jesus respondeu nos termos desta mensagem de Isaías (veja S.Lucas 7. 18-23).
As margens do rio Jordão, João pregou: Arrependei-vos que reino de Deus esta próximo (S.Mateus 3.2). Jesus chegou a Galileia pregando as boas novas … o reino de Deus está próximo (S.Marcos 1.15). Ambos refletem o sonho de Isaías que este reinado de Deus traria uma esperança, não midiática, mas de luz que brilha nas trevas ...vem a tua Luz.
Quando se fala em trevas, escuridão, ausência de luz, na literatura bíblica, quer dizer que este tempo é um tempo de desrespeito à paz, à justiça e à desigualdade social. Por isso que o profeta fala das trevas e escuridão, porque estava acontecendo isso no seu tempo. Mas veio a ele um sonho de esperança que renovaria a fé de seu povo, uma luz iria surgir trazendo o reinado de Deus.
Nas paginas dos Evangelhos vemos esta esperança se concretizando na figura do Cristo que restaurou a esperança de um povo também oprimido e desolado (Lucas 4.16-22). Este reinado de Deus que traz luz e gloria, destronou tudo que esta relacionado a escuridão. Mas isso não é feito por magica nem por imposição, isso é realizado e concretizado quando anunciamos e aplicamos esta boa nova no nosso dia a dia. Porque ainda hoje acontece, a fome, a miséria, a violência, onde existir isso, ainda as trevas reinam.
Por isso neste tempo de Advento somos relembrados destes sonhos dos profetas e confrontados com a ação de Cristo na história.
Assim, quando chegar, o Natal não será mais uma festa do calendário diário, mas a festa de um sonho concretizado na figura do Menino Deus que nasce entre nós. E que esta esperança se concretizará em todos os cantos do mundo onde houver escuridão e trevas. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram...
Rev. Daniel Rangel Cabral Jr., ost - Diac.
===/===

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário.
Seja breve e objetivo.